sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Joana Books - A Hospedeira

Preciso confessar: com a quantidade de blogs de autores e amantes de livros que eu venho frequentando de uns tempos pra cá, essa coluna literária veio bem a calhar; minha vontade insana de falar sobre os livros será finalmente saciada!
Deixando as confissões e esquisitices de lado, venho estrear a nossa coluna literária com a obra de Stephenie Meyer, 'A Hospedeira'.
Você provavelmente sabe que ela é também a autora do best seller mundial 'Crepúsculo', o que anda dividindo a opinião das pessoas. Se você pertence a galera que acha que Stephenie destruiu a imagem dos vampiros, não seja preconceituoso. 1- Essa história passa bem longe de qualquer lembrança que você possa ter sobre 'Crepúsculo'. 2- Não tem vampiros pra ela destruir.
Mas se você pertence a metade que possui os "subníveis" Team Edward e Team Jacob, eu na verdade nem preciso te falar sobre a obra, você vai querer ler só por serem as palavras da Stephenie.
Enfim... o livro não é lá muito recente, foi lançado em 2008 nos Estados Unidos, e eu não senti muito alvoroço por causa dele aqui no Brasil, o que me fez ter a curiosidade de lê-lo só quando o vi por menos de R$10,00 na Saraiva.
A Terra foi invadida por alienígenas, que na verdade, tem intenções muito boas: tornar a Terra um lugar melhor. Mas eles fazem isso tomando os corpos humanos, apagando a consciência presente nos corpos, e substituindo-as por "almas"... de alienígenas. Quando uma alma invade um corpo, o humano que estava lá é, normalmente "apagado", mas, quando a humana Melanie Stryder tem seu corpo tomado pela Peregrina (uma alma que já passou por muitos planetas), ela resiste, permanece consciente em seu corpo, mesmo não tendo mais o poder de controlá-lo; impõe as memórias de seus amados a Peregrina, fazendo-a amá-los também, e ir em busca deles, que estão refugiados no deserto com os poucos humanos que sobraram sobre o planeta.
O romance é a grande base da coisa toda, mas esse livro me fez pensar em muito mais do que "amor"; me fez pensar na vida em si, na existência humana, nos atos humanos, nas consequências deles e na fragilidade de tudo o que nos cerca. 'A Hospedeira' é uma história que eu, com certeza, vou levar comigo pra sempre, que acrescentou algo em mim, não foi só um passa tempo.
Demorei mais que duas semanas pra terminá-lo, não por ser massante ou complicado, mas sim pela incrível quantidade de informação. A história é longa, mas envolvente e lotada de sentimentos.
A definição mais famosa do livro, que a própria Stephenie nos da é "Um livro de ficção científica, pra quem não gosta de ficção científica". E faz todo o sentido.
Ótima leitura. Recomendadíssimo!
Aposto que você vai tomar bem mais do que uma caneca de café até o fim desse livro.

• Assista ao book trailer (em inglês) aqui.

Um comentário:

  1. Opa, eu nunca tinha lido uma resenha boa assim desse livro. Me fez ter vontade de lê-lo. Tenho há mto tempo - também comprei em uma promoção assim haha - mas até agora não tinha me interessado! Bom saber, adorei a coluna =D

    ResponderExcluir