sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Joana Books - Wake

Minha segunda contribuição para nossa coluna traz 'Wake - Despertar' de Lisa McMann, primeiro livro da trilogia de mesmo nome, que por coincidência, ou não, também veio para a minha estante graças a uma promoção da Saraiva, e à bondade da @nayschall!
ADORO ficção que envolva algum tipo de elemento sobrenatural; apesar de estar meio "over the top" com vampiros, anjos e blá, blá, blá, ainda sou uma grande fã. Mas foi exatamente por não ter nada relacionado a "criaturas sobrenaturais" que 'Wake' chamou a minha atenção.
Janie é uma adolescente que mora na parte humilde da cidade, com a mãe alcoólatra, não tem nem noção de quem é seu pai, não é lá muito popular na escola e pra completar ela guarda um segredo sombrio e bem incomodo. Quando alguém sonha perto de Janie, ela não tem opção, é sugada para dentro do sonho, vira espectadora dele; descobre os maiores medos e os desejos mais profundos das pessoas ao seu redor. Ela é obrigada a conviver com esse dom incontrolável desde pequena, mas quando é sugada para um novo pesadelo, as coisas mudam, pela primeira vez, ela passa a participar do sonho e não apenas assistí-lo.
Fica difícil não soltar nenhum spoiler, quero dizer, ela aprende que pode participar dos sonhos com alguém... e a pessoa que tem esse pesadelo... enfim! Quero te dar a chance de ler e descobrir por si só.
'Wake' entrou para a minha lista de livros favoritos por ser diferente de praticamente tudo o que eu já li. Além de ter a história original, achei a linguagem interessantíssima; tudo acontece muito rápido, e a narração é inteira no tempo presente, além do fato de que Lisa, a autora, não tem medo de colocar palavrões na suas linhas, o que, na minha opinião, as vezes deixa a coisa toda mais real. Outro elemento que me agradou bastante, por ser uma leitora assídua de histórias adolescentes, foi o fato de o mocinho da história (sim, existe um mocinho, sobre o qual eu não vou falar pra não estragar a sua leitura) não ter concorrente e impedir a galerinha mais nova de ficar se estapeando pelos respectivos "teams".
Enfim... recomendo! :D
Estou terminando 'Gone', último livro, e continua ótimo!

• Assista ao book trailer (em inglês) aqui.

Tradução do book trailer:
Você está sozinho em seus sonhos?
Ou
ela está lá?
Você pode ouví-laPode vê-la?
Ela pode te ajudar... se você deixar.
Mas quem irá ajudá-la?
Sabemos de um cara... se ele for confiável.


Os seus sonhos não são seus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário