sábado, 15 de janeiro de 2011

Joana Books - Minha Vida na França/Julie & Julia

Fiquei muito honrada quando minhas filhas me convidaram para escrever neste blog.
Afinal, café e livros são minhas paixões! Consumo-os tomando o cuidado de apreciá-los...
Nada melhor que uma boa CANECA de café para ser apreciada com um bom Livro!
Vamos a eles! Desta vez fiz o caminho inverso, assisti a um filme baseado num livro, o que despertou minha curiosidade. Estou falando do filme “Julie&Julia”. Mesmo que você não tenha qualquer paixão por culinária, vai ficar curioso depois de ver este filme!
Mais ou menos uma semana após assistir ao filme, minha filha Nayra chegou com 2 livros em casa:
“Minha vida na França”, de Julia Child e “Julie&Julia” de Julie Powell.
Julia foi uma americana que morou na França (e outros países), pois acompanhava seu marido que tinha um cargo diplomático. Entediada por ficar sozinha, num país estrangeiro enquanto seu marido trabalhava, decidiu fazer um curso de Arte Culinária numa das mais conceituadas escolas de Paris, a “Condor Bleu”. A partir daí Júlia descobre um sentido novo para sua vida, sua determinação e dedicação à culinária foram expressas em dois livros sobre o título “Dominando a Arte da Culinária Francesa” Vol. I e II, que foram os pioneiros nos Estados Unidos, publicados na década de 60. Após a morte de seu marido, Julia, já com quase 90 anos de idade, escreve “Minha vida na França” contando sua experiência em Paris e como se apaixonou pela culinária francesa.
Lê-lo antes de ler “Julie&Julia” foi muito interessante, pois ajuda muito a compreender porque Julie, prestes a completar 30 anos de idade e, 40 anos depois da publicação de Julia Child
, se propôs a vencer o desafio de fazer as 524 receitas do ”Dominando A Arte da Culinária Francesa” Vol. I em 365 dias, relatando suas experiências em um blog que a tornou muito famosa, transformando-a em uma escritora de sucesso. Julie Powell fez tanto sucesso a ponto de ver seu livro contado num filme que, na minha modesta opinião, acho que ficou melhor que o livro.
Como o filme faz um paralelo das histórias dessas duas mulheres peculiares, muito da pureza e suavidade de Julia Child foi preservada, o que levou a uma seleção dos fatos relatados no livro de Julie.
Ambos os livros valem muito à pena serem lidos, pois são inspiradores. Dá muita vontade de conhecer Paris e experimentar as receitas “diferentes”, pra não dizer “estranhas” que Julia testou dezenas de vezes até chegar à perfeição, e que Julie refez, nem sempre com o mesmo sucesso. Afinal a vida é assim, nem sempre tudo dá certo e muitas vezes não temos a oportunidade de repetir até que dê! Mas histórias de sucesso são feitas de determinação, coragem, muita persistência e sempre nos ensinam que para alcançar o que queremos, não desistir nas dificuldades é fundamental!

Curiosidade: de uma olhada no blog atual de Julie Powell clicando aqui.

Um comentário:

  1. Oi Cris... Desde o início estou ADORANDO as ideias das minhas "afilhadas".
    Torço muito pelo sucesso da Joana Pequena. Parabéns pelo estímulo às meninas, parabéns pelo post bem escrito.
    Beijosssss
    Tede

    ResponderExcluir