segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Joana Books: Era uma vez, há muito tempo atrás...

Hey, hoje é minha vez! Tenho um blog de culinária e escrevo para um blog de música de vez enquanto, mas sobre livro é a primeira vez que falo oficialmente, tenho umas resenhas perdidas pelo skoob, desse livro inclusive, mas nada que eu possa realmente considerar..
Esse livro eu ganhei das minhas amigas @maryblotta, @reyume e @aninhaplk no meu aniversário do ano passado. Escolhido pela história, mas também pela capa, como boas estudante de design que somos, esse livro, praticamente despropositado conquistou meu coração e jogou ele lá longe, na Polonia, país onde as duas histórias do livro se desenrolam.

A velha Pôlonia da 2ª Guerra Mundial vai sendo desbravada na nova Polônia, e se intercalam capítulo a capítulo.
Baba Yaga fala da nova Polônia com a simplicidade do cotidiano de alguém normal, como eu e você, alguém que não é estonteantemente linda, que não tem poderes mágicos, namorado vampiro, amigos lobisomens ou anjos da guarda. Baba Yaga apenas vive e nos conta essa vida. Fala da tia, da prima, do emprego na casa de uma antiga estrela do cinema polonês e atrás do balcão de um bar.
Pombo e Anielia não contam suas próprias histórias até porque nem eles mesmos sabem o quão bela essa história é, um conto de amor verdadeiro que não teve tempo de acontecer.
Vidas diferentes mas conectadas que mostram que o cotidiano também tem o seu encanto.
A autora nos presenteia em seu site com um mapa dos lugares mencionados no livro, deixando quem lê ainda mais apaixonado pela história e cultura do país.
Amo e recomendo. "Era uma vez, há muito tempo atrás..." faz com que a gente goste mais da nossa cidade, do nosso trabalho e da nossa vida, simples, mas nossa.

xx

Um comentário:

  1. Acabei de ler este livro e me apaixonei!
    É uma estória que pode ser real e ao mesmo tempo tão poética, e linda, e triste, e deliciosamente sensível.
    Recomendo para todos e para todas as idades!!

    ResponderExcluir